O sistema de embreagem presente nos carros equipados com câmbio manual existe para fazer a ligação entre o sistema de transmissão (câmbio) e o motor em movimento. Ele é composto por peças como o disco de embreagem, platô (placa de pressão), rolamento, cabo ou sistema hidráulico.
Ele é feito de um material orgânico de alta resistência, mas que desgasta com o tempo. O conjunto da embreagem pode durar, em média, de 100 mil a 150 mil quilômetros. A embreagem do carro que roda mais na cidade do que na estrada, tem tendência de ficar mais desgastado, devido à troca constante de marchas, que levam o pedal da embreagem a trabalhar mais. E carros estradeiros tendem a gastar menos o sistema.
Para verificar se a embreagem está com algum problema, o primeiro sintoma que pode indicar um desgaste prematuro da embreagem é o comportamento do pedal, ao acionar a embreagem, você pode notar que o curso do pedal está mais curto ou mais longo que o usual. Atenção também para os ruídos na caixa de câmbio. Já a fumaça é um indicativo extremo de que você pode estar forçando muito o sistema.
Mas há outros vícios, que prejudicam a embreagem a médio prazo, é o péssimo hábito de deixar o pé o tempo inteiro sobre o pedal da embreagem, mesmo sem acioná-lo. O peso, mesmo que pequeno, pode reduzir a vida dos componentes.