Principal atração da Audi no Salão de Paris no final do ano passado, o novo TT Coupé chega ao Brasil. É a terceira geração do modelo, que se destaca pela tecnologia embarcada.
Serão duas versões – Attraction, de R$ 209.990, e Ambition, de R$ 229.990 – as duas com motor 2.0 Turbo FSI a gasolina de 230 cv (19 cv a mais do que na geração anterior) e câmbio S tronic com seis marchas e dupla embreagem.
Nas duas versões há o Virtual Cockpit da Audi, que promete ser um precursor de uma revolução no design do painel de instrumentos, pois em vez de mostradores traz uma tela de LCD.
Outra novidade no modelo é que, no sistema de ar-condicionado automático, de série na versão Ambition, a temperatura selecionada é indicada em pequenos mostradores digitais no próprio botão de controle.
A versão Ambition traz a mais rádio MMI Plus com sistema de navegação, ar-condicionado automático integrado nas saídas de ar, Audi Drive Select, faróis Full Led, pacote de luzes e rodas de alumínio de 19 polegadas.
Embora totalmente novo, o TT de terceira geração mantém a identidade das duas gerações anteriores (a primeira foi lançada em 1998). Na frente preponderam as linhas horizontais, com a grade Singleframe mais larga e mais baixa que a do modelo anterior. Mais afilados, os faróis são bixenon na versão Attraction e totalmente de LED na Ambition.
Seu centro de gravidade ficou mais baixo. Com 4,18 metros, o Coupé tem comprimento semelhante ao de seu antecessor. A distância entre-eixos aumentou 37 milímetros, atingindo 2,51 m, reduzindo os balanços dianteiro e traseiro. A largura é de 1,83 m, enquanto a altura é a mesma da versão anterior, 1,35 m. O porta-malas tem 305 litros. O tanque de combustível comporta 50 litros.
Seu conjunto ressalta a esportividade. Dados de fábrica indiciam que a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 5,9 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h.
Ainda assim a Audi ressalta a eficiência energética, com consumo em 9,9 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada. A emissão de gás carbônico é de 123,8 gramas por quilômetro, o que lhe confere categoria A no Inmetro.